Tuesday, October 24, 2006

Workshop com Alex Primo


No passado dia 16 de Outubro, Alex Primo proporcionou-nos uma brilhante palestra com “casa cheia” no anfiteatro da ESE.
Após nos deliciarmos com as suas excelentes capacidades de orador, era tempo para uma sessão de workshop em tons de aula, com poucos alunos.
Primeiro que tudo, Primo pediu-nos para escrevermos os nossos endereços de e-mail numa folha e registou-nos no site onde iríamos trabalhar.
Depois de alguma lentidão informática, cada um digitava o login e o password que Primo nos tinha fornecido. Et voilá! Entrámos naquele que é um dos campos onde Primo actua, a interacção mediada por computador e o Dicionário Social, onde iríamos trabalhar, um dos seus projectos que faz parte desta sua área actuação e especialização.
O objectivo era ensinar-nos a fazer co-links, ferramenta que desenvolveu e continua a desenvolver pois o site ainda está passível de aperfeiçoamentos.
Assim, a tarefa era fácil: começávamos por escrever um texto sobre um conceito que, no nosso caso poderia ter a ver com comunicação ou novas tecnologias. Era necessário escrever o texto como se de uma definição se tratasse. Definir o conceito segundo o nosso conhecimento, caracterizá-lo. Depois, era só publicar e a partir daqui começava aquilo a que Primo apelida de Hipertexto Cooperativo. Ou seja, todos os presentes poderiam alterar o que cada um tinha escrito e ainda adicionar-lhes links e co-links. Por exemplo, alguma frase que achasse estar incompleta ou adicionar um link e co-links em palavras e conceitos dentro do próprio texto que hiperligassem para sites que melhor esclarecessem ou complementassem a informação.
Fazer um co-link era simples, bastava seleccionar a palavra, clicar em “incluir link” e depois dentro desse link, se clicassemos, surgia uma janelinha onde se clicava em “adicionar co-link” e onde era apenas preciso digitar a URL e um título. O número de co-links a colocar era ilimitado.
Um dos aperfeiçoamentos era no caso de um utilizador editar o texto de outro utilizador e apagar um co-link já existente. Aqui o sistema poderia perguntar “Deseja mesmo apagar o co-link?” – mas tal ainda não estava disponível. Por outro lado, ao “administrador” neste caso Primo, era permitido ver as estatísticas dos textos, quem escreveu, quantos co-links fez em todos os textos, etc.
Além destes pormenores a desenvolver, pareceu-me ser algo útil e que permite uma navegação cada vez mais facilitada, e deveria ser um sistema alargado a outras ferramentas da web.
Além disso, a semelhança evidente fez-nos comparar esta ferramenta ao Wikipédia, que também nos permite publicar textos sobre determinados assuntos e conceitos, sendo também uma ferramenta de edição. É também uma espécie de dicionário on-line mas que não permite que alteremos os outros textos já publicados, ao contrário deste projecto. Além disso, as questões da credibilidade e da autoria são mais uma vez levantadas. Se nós escrevemos o texto e outros o podem alterar, quem é o verdadeiro autor? Será que a informação é viável? São questões que geram uma certa reflexão.

Em Dicionário Social clique em “Listar Textos” e veja alguns dos conceitos sobre os quais os alunos escreveram.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home