Thursday, October 19, 2006

“Enfoques e desfoques no estudo da interacção mediada por computador” (Alex Primo)

Este trabalho de Alex Primo explora vários autores (como Shannon e Weaver, Piaget, Brenda Laurel, Williams, Lèvy, Jensen), ideias e perspectivas para entendermos o que é, na verdade, a interactividade. Tendo em conta que este termo é abrangente e largamente utilizado, por vezes ocorrem equívocos ou sua má utilização.
O autor explora vários prismas acerca deste assunto: o enfoque transmissionista, informacional, tecnicista, mercadológico e antropomórfico. É chamada a atenção para a comunicação interpessoal e para o facto de a “interacção” ser a “relação estabelecida entre interagentes.”
O enfoque transmissionista explora o simplório modelo de comunicação
Emissor - Mensagem - Canal - Receptor, no qual o emissor influencia de alguma forma o receptor transmitindo algo simplesmente. Aplicado ao caso da Internet seria a mesma lógica: Webdesigner - Site - Internet - Usuário.
Alex Primo demonstra que alguns teóricos recorrem à bidireccionalidade (que é uma característica da interactividade) para fugir à simplicidade e linearidade do modelo anteriormente citado. Porém o internauta, ao navegar, já tem um trânsito preestabelecido pelo programador, ao clicar num link será aberta uma página previamente programada. Segundo Raymond Williams “muitos dos sistemas ditos interactivos não ultrapassam a mera reacção.” No entanto, o que este trabalho de Primo quer salientar e defender é que “a interacção não deve ser vista como uma característica do meio, mas como um processo desenvolvido entre interagentes.”
Alex desenvolve o seu estudo com o intuito de incluir a bidireccionalidade nos links, de forma a garantir uma maior “oferta” aos utilizadores. O autor defende também a ideia de que tudo o que existe na Internet à disposição do utilizador é feito de forma potencial, o que vai fazer com que todos os passos do mesmo sejam já previsíveis, com a inserção da bidireccionalidade tal não será possível, pois o leque de escolhas será maior e totalmente imprevisível.
Outro aspecto interessante a ser citado é que numa interacção mediada por computador ocorre uma modificação dos interlocutores, visto que ocorre, de alguma forma, influência. São “modificações recíprocas dos interagentes durante o processo” comunicacional, aqui tratada por “interacção mútua”. Contudo, há, também, as “reacções de estímulo à resposta impostas por pelo menos um dos envolvidos na interacção”, que é a chamada “interacção reativa”. Não esquecendo que podem ocorrer várias interacções simultaneamente – "Multi-interacção".
Ao ler o trabalho na íntegra há uma exploração mais aprofundada do tema.


Texto Original


Simone Vasconcelos e Joana silva

0 Comments:

Post a Comment

<< Home