Sunday, October 15, 2006

Weblogs, webrings e comunidades virtuais (Raquel Cunha Recuero)

O estudo de Raquel Cunha Recuero fundamenta a premissa de que podem existir comunidades virtuais estruturadas sobre círculos de pessoas que lêem e interagem através dos weblogs diariamente.

Inicialmente, os weblogs eram baseados em links e dicas de websites pouco conhecidos, ao mesmo tempo, que assumiam, muitas vezes, o formato de Diário pessoal. De uma forma ou de outra, baseavam-se, fundamentalmente, em links actualizados com alguma frequência.

Desta forma, o weblog emerge enquanto “ferramenta simples de criar conteúdo dinâmico em um website”, baseando-se em dois aspectos essenciais: o microconteúdo (pequenas porções de texto colocadas de cada vez) e a actualização frequente (normalmente diária).

Ângela Pirralho nº25273

Raquel Recuero sublinha que o weblog é uma versão mais dinâmica dos websites pessoais, classificando estes últimos como “produtos narcísicos e exibicionistas”. No seu caso de estudo a autora subdivide os weblogs estudados em : diários electrónicos (de carácter pessoal), publicações electrónicas (weblogs, dedicados, essencialmente, à informação) e as publicações mistas que englobam ambas as características.

Na sua definição de comunidade virtual Raquel Recuero engloba o grupo de pessoas que, associadas a um virtual settlement, mantém relações sociais mediadas por computador. Nesta perscpectiva, o conceito de permanência é fundamental para a formação de uma comunidade virtual. O virtual settlement remete-nos para o “lugar” no ciberespaço ao qual a comunidade virtual se associa.

Dada a interactividade permitida pelos weblogs, Raquel Recuero acrescenta ao seu estudo o conceito de webrings, conceito que remete para as imensas ligações pessoais permitidas pelos weblogs, estas ligações são estabelecidas pelos comentários que a comunidade virtual faz em torno dos posts. Os comentários revelam-se, portanto, ferramenta essencial à interacção num weblog, permitindo que os bloggeiros comuniquem com o autor do weblog e com os outros bloggeiros.

Os comentários podem se dirigir ao autor do site, bem como ao webring como um todo, , assumindo-se que os diferentes bloggeiros vão lendo os posts ao longo do dia. É por este motivo que Raquel Recuero classifica os bloggeiros como vizinhos que “todos os dias visitam-se mutuamente”. Para além disto, as características do próprio site, funcionam, segundo a mesma autora, como representações indivíduais dos seus autores, possibilitando aos outros bloggeiros construir ideias mentais do autor do site.

Assim sendo, Raquel Recuero conclui que, através de um virtual settlement se pode constituir uma comunidade virtual que comunica através de comentários e que se conhece progressivamente, chegando a funcionar como conjunto de vizinhos que convivem num espaço, absolutamente, virtual.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home