Wednesday, October 11, 2006

O Interdiscurso Construtivo como Característica Fundamental dos Webrings

"O Interdiscurso Construtivo como Característica Fundamental dos Webrings" é o nome de um dos artigos escritos por Alex Fernando Teixeira Primo, mestre em jornalismo nos EUA, Professor da Fabico/UFRGS e doutorando em Informática na Educação pela UFRGS.
Este artigo visa analisar os weblogs como espaços discursivos, isto é, espaços onde se transmitem informação que representam o seu autor, onde são possíveis e positivos os contributos externos, nomeadamente, através de outros blogs e de comentários.
Primo define os weblogs como sistemas de publicação na web que são criados a partir de interfaces que estão facilmente acessíveis através da World Wide Web, facilitando, deste modo, a publicação de conteúdo e informação por parte dos seus autores.
A relação interdiscursiva possível nos blogs é apelidada por Primo de “construtiva e silenciadora”, tendo como objectivo investigar as relações de poder que advêm do conflito entre os discursos e o seu reflexo, directo ou indirecto, nas ligações entre as pessoas.
Um webring é formado por indivíduos que interagem através de blogs. Estes blogs são constituídos, fundamentalmente, por ferramentas discursivas, que personificam o “eu” no ciberespaço, sendo formados e enriquecidos pela heterogeneidade dos vários discursos individuais. Este tipo de “interdiscurso construtivo” possibilita que as relações sejam mais claras, através de elementos como os comentários ou o trackback, o que gera cooperação e trocas comunicativas, constituindo um webring e uma comunidade virtual.
O autor refere ainda que “o interdiscurso (...) não é sempre construtivo, podendo gerar também relações de poder silenciadoras, de opressão e dominação e não simplesmente cooperação.”
[1], havendo, nestas situações, um conflito entre os discursos e o silenciamento.

[1] Recuero, Raquel. O Interdiscurso Construtivo como Característica fundamental dos Webrings. Intexto, Porto Alegre, v. 10, 2004.
Ana Luísa Palma; Patrícia Melão; Patrícia Palma

0 Comments:

Post a Comment

<< Home