Saturday, October 14, 2006

"Interação Mútua e Interação reativa: uma proposta de estudo"

Alex Primo propõe um estudo acerca da questão da interactividade, nomadamente, em ambientes informáticos.
Segundo o autor, muitos autores, tais como Machado, Matuck, têm vindo a definir o tema da interactividade baseando-se em Eco, Baudrillard entre outros.
Para se falar de interacção deve-se falar no processo de interactividade sendo que “ a relação no contexto informático, que se pretende plenamente interactiva, deve ser trabalhada como uma aproximação àquela interpessoal” (pág.82).


O paradigma do processo de comunicação desenvolveu-se ao longo do tempo sendo durante esse desenvolvimento que se passou a dar maior foco á interacção, sublinhando o aspecto dinâmico do processo e a participação de todos os actuantes neste mesmo processo.
Segundo Berlo, a interacção não é apenas acção e reacção, mas sim a existência de uma interdependência que varia em grau, qualidade e em contexto.
Watzlawick, Beavin e Jackson ao escreverem A Pragmática da Comunicação Humana valorizam todo o meio envolvente do comunicador (meio envolvente e outras pessoas) defendendo que cada comportamento individual é afectado por comportamentos alheios, que não é possível não comunicar e que toda a comunicação tem dois aspectos: um de conteúdo e outro de comunicação. Nesta visão a interacção humana é vista como um sistema aberto, mas existe também sistemas fechados, que Monge distingue pelo facto de um sistema fechado não ser afectado pelo meio envolvente ao contrário de um sistema aberto; um sistema fechado pode alcançar um equilíbrio puro, já um sistema aberto apenas atinge um equilíbrio perfeito, entre outras características.


Primeiramente há que saber distinguir o que é um sistema interactivo e o que é um sistema reactivo. Um sistema interactivo pressupõe a autonomia dos participantes e é viável nos processos interpessoais, um sistema reactivo apenas permite escolhas preestabelecidas na relação, é limitado.

Como afirma o autor “no atual estágio da evolução tecnológica a interacção mútua pode se estabelecer em ambientes informáticos enquanto o computador serve de meio de comunicação” (pág. 90).
Ainda não é possível estabelecer uma interacção mútua com um sistema computorizado, este apenas serve de suporte, a relação homem/máquina não passa de uma interacção reactiva, com base em estímulo/resposta.
Primo realça o facto de ser necessário alargar a noção de interactividade para que “a participação ativa e recíproca se torne regra e não exceção” (pág. 91).


Para ter acesso a todo o documento consultar: www.pucrs.br/famecos/pos/revfamecos/12/alex_primo.
pdf#search=%22alex%20primo%22


Vânia Pereira; Vânia Saraiva

0 Comments:

Post a Comment

<< Home