Monday, October 16, 2006

Comentário crítico à palestra: “Hipertextualidade e Escrita Colectiva”

O tema da interactividade tem despertado grande interesse no seio dos investigadores da área da comunicação.
No seu estudo sobre a interactividade, Alex Primo situa-se a nível do contexto do ambiente informático. Assim, primeiramente, este faz uma distinção entre sistemas interactivos e sistemas reactivos. Deste modo, entende-se por sistema interactivo aquele que dá total autonomia ao utilizador, ao contrário do sistema reactivo, que é aquele que já tem uma gama de escolhas pré-estabelecidas.
Ora, relacionando estes conceitos teóricos com a palestra:”Hipertextualidade e Escrita Colectiva” proferida no dia 16 de Outubro, podemos referir que Alex Primo direccionou a sua apresentação para três âmbitos em concreto: a hipertextualidade, a escrita colectiva e o webjornalismo participativo, de forma a “tornar a web mais viva e aberta” (Primo, 2006).
O orador debruçou fundamentalmente a sua atenção sobre a segunda geração da web, a Web 2.0 Beta, um sistema que permite a passagem da ênfase na publicação/emissão para a participação activa de todos os cibernautas da rede. Assim, todos os participantes fazem a criação de um texto colectivo, dando azo a co-autorias e criando a noção de uma memória colectiva no contexto da web.
É de ressalvar ainda, que na hipertextualidade multidireccional, todos podem participar livremente nos processos de comunicação mediados por computador, trabalhando colectivamente na elaboração de textos e na produção e circulação de informações, permitindo assim a valorização da interacção mútua em detrimento da
reactiva.
Alex Primo serviu-se, ainda, de uma citação sua e de Träsel (2006) para definir o conceito de webjornalismo participativo como as “práticas desenvolvidas em secções ou na totalidade de um periódico noticioso na Web, onde a fronteira entre a produção e a leitura de notícias não pode ser claramente demarcada ou não existe”.
Para terminar, os conceitos de interacção mútua e interacção reactiva acabam por ser transversais a toda a temática abordada nesta palestra, que nos fez repensar todas as noções de hipertextualidade, blogosfera, escrita colectiva, jornalismo participativo e interactividade.

Cátia Gonçalves n.º 25277, Charlotte Alvarenga, n.º 25279 e Susana Morais, n.º 25298

0 Comments:

Post a Comment

<< Home