Thursday, January 11, 2007

Vantagens e Desvantagens da Comunicação Oral

Os instrumentos de comunicação oral são o método mais antigo de comunicação interpessoal mas também na comunicação interna nas organizações. É também o mais económico. Trata-se de uma forma de comunicar, caracterizada, em larga medida, pela espontaneidade e proximidade física entre as pessoas e com base na inter relação emissor e receptor que trocam constantemente de papéis.

A oralidade enquanto modo de comunicação é essencial para a coesão nas organizações e a sua utilização apresenta, segundo Almeida, várias vantagens como, por exemplo, o conhecimento, a personalização, a interactividade e a elaboração de uma linguagem comum:

-O conhecimento acontece quando os colaboradores da organização se encontram em reuniões formais e informais, possibilitando-lhes a emissão de pontos de vista e ideias e permitindo-lhes, de uma forma imediata e directa, conhecer melhor as pessoas com quem trabalha e a organização da qual faz parte.

-A personalização deriva do contacto directo e imediato e pode potenciar a demarcação de posições que serve de avaliação ao grau de implicação das pessoas perante ideias que podem ser ou não genuinamente suas.

-A interactividade, a reacção e a troca de informações suscitada pela oralidade é muito rápida e imediata, comportando benefícios em termos de relações e de tempo utilizado.

-O diálogo entre os colaboradores de uma organização permite a conjugação de códigos e de normas expressos numa postura própria, visando a elaboração de uma linguagem comum.

Estas vantagens são fruto, sobretudo, da imediatez que só é possível na comunicação oral. No entanto, é precisamente graças a esta imediatez e tendo em conta que a intenção do emissor em transmitir determinada informação nem sempre é expressa ou compreendida pelo receptor com exactidão, que a comunicação oral apresenta também desvantagens: imprecisão e volatilidade das mensagens transmitidas.

A imprecisão consiste no risco de deformação da informação em ambas as fases da transmissão da mensagem (emissão e recepção) e a volatilidade deriva do facto da comunicação oral não deixar vestígio, a menos que tenha havido o cuidado de registar a mensagem.

Fonte: ALMEIDA, Vítor
A Comunicação Interna na Empresa, Áreas Editora S.A., Lisboa, 2003

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