Wednesday, January 10, 2007

O BLOG como Ferramenta de Comunicação

Um weblog, ou simplesmente blog, é uma página da Internet, cujos conteúdos são organizados cronologicamente. O seu conceito é semelhante ao de uma publicação on-line (disponível na net).
Deve tratar um tema, ou um conjunto de temas relacionados, que seja perceptível através do nome escolhido para que possa ser facilmente identificável com o conteúdo. Cada artigo surge sob a forma de entrada ou post e estes estão organizados de forma cronológica.

Pode ser definido como uma espécie de “diário pessoal electrónico” frequentemente actualizado, onde, os posts ou conteúdos publicados são, normalmente, textos curtos organizados cronologicamente, sendo sempre o mais recente a aparecer no topo da página.
Contém normalmente um arquivo dos post anteriores e links para outros sites e blogs, o que leva a que o público de um visite os outros referidos, criando assim uma corrente ou comunidade virtual em torno de um mesmo assunto (conceito de webring). Deste modo, os blogs também impulsionam a comunicação entre os indivíduos com os mesmos interesses e podem permitir comentários dos visitantes – são um instrumento de comunicação que proporciona discussão, diálogo e interactividade.

Existem blogs de vários tipos: individual (com apenas um autor) ou colectivo com vários membros; pode ser pessoal (sobre a vida do autor) e generalista ou temático (acerca de um tema específico); pode ser um fotoblog (só publica imagens), um moblog (editado e actualizado a partir do telemóvel), um audioblog (só contém ficheiros de áudio) ou um vídeoblog (ficheiros de vídeo). Os blogs colectivos são geralmente temáticos visto que são criados e mantidos por um grupo de pessoas com interesses em comum, tendo um tema central (humor, política, cinema, etc.).

O weblog surgiu como uma ferramenta simples de criação, edição e publicação de conteúdos dinâmicos na Web. É baseado principalmente em dois aspectos: microconteúdos (pequenas porções de texto colocadas de cada vez) e actualização frequente, muitas vezes diária.

O sucesso do blog deve-se ao facto de ser muito fácil e rápido de construir e acessível a qualquer pessoa com competências básicas de utilização da Internet, mesmo sem conhecer a linguagem HTML.

Fonte: Documentação cedida pela docente Neusa Baltazar no âmbito da disciplina de Edição Electrónica II no ano lectivo 2006/2007

0 Comments:

Post a Comment

<< Home