Thursday, January 18, 2007

Novo Site Ajuda Anónimos a Fazerem Denúncias


Este novo site, inspirado na Wikipedia, tem como finalidade permitir às pessoas, de todo o mundo, fazer denúncias sem revelar a sua identidade e sem que esta possa vir a ser descoberta.
Com o nome de WikiLeaks
, este é um site que assegura o anonimato a quem pretender divulgar informações confidenciais na Internet. O WikiLeaks dirige-se, particularmente, a países como a China, a Índia e a países onde perdura a censura, como o Médio Oriente, a África Subsariana, entre outros. Contudo, este site vai estar acessível a todas pessoa de qualquer nacionalidade.
Como o WikiLeaks utiliza um sistema de criptografia é, assim, impossível identificar o responsável pelas informações divulgadas. Geralmente, é possível conhecer a origem de uma dada informação na rede através do seu IP (endereço de protocolo de Internet). De forma a evitar isso, o WikiLeaks usa um protocolo designado por TOR (The Onion Router), que encaminha os dados recebidos a um servidor no qual a criptografia é utilizada, para esconder a origem da informação.Uma das preocupações, dos responsáveis do WikiLeaks, pretende-se com a veracidade dos conteúdos publicados, uma vez que este site pode ser utilizado por pessoas de má fé para apresentar testemunhos falsos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home