Saturday, December 30, 2006

Internet cada vez mais Interactiva

Desde o ano de 2004, que a Internet ganhou uma nova definição, Web 2.0, que confere uma segunda geração de serviços e que cria novas oportunidades de negócios.
Alguns dos serviços que deram molde ao conceito de Web 2.0, termo criado por Tim O’Reilley, para evidenciar a desigualdade em relação aos conteúdos estáticos tradicionais da Internet, foram as comunidades on-line, os blogs ou os fotologs.
Entre outros serviços e aplicações, a Web 2.0 surgiu com o Blogger, as redes sociais virtuais, como o Hi5 ou Orkut, e com os espaços de partilha, como o YouTube ou Flickr, que fazem do consumidor um criador de conteúdos.
De acordo com o director da Divisão de Informação, Computação da OCDE, Andrew Wychoff, a diminuição dos preços de acesso à banda larga possibilitaram o crescimento do número de consumidores. A banda larga veio, também, permitir a rapidez e a simplicidades de acesso, o que permite uma participação mais activa.
Cada vez mais se verifica que o número de blogs duplica a cada seis meses, os vídeos disponibilizados pelo YouTube são visualizados todos os dias por 100 milhões de utilizadores, e o Flickr tem mais de 200 milhões de fotos, o que vem demonstrar a importância que estes espaços ganharam na Internet.
Por outro lado, no verso da medalha, ou seja, no lado negativo desta “nova Internet” está a exigência de uma excessiva exposição, o que pode criar alguma resistência por parte das pessoas. A Web 2.0 leva à necessidade de os utilizadores se manterem constantemente actualizados nos seus conhecimentos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home