Saturday, December 30, 2006

Microsoft Lança Zune Para Destronar o Popular iPod

A Microsoft lançou nos Estados Unidos o Microsoft Zune, para concorrer com o conhecido iPod da Apple, líder de mercado de leitores multimédia.
O Zune vem competir na quinta geração de leitores, que não têm apenas como função ouvir música, mas, também, dá para ver fotografias e vídeos. Este leitor surgiu cinco anos depois do lançamento do primeiro iPod e só chegará à Europa em 2008.
Segundo a Microsoft “a revolução digital está ainda a dar os primeiros passos e tem, por isso, (…) de ajudar a moldar este mercado com novos produtos e serviços”.
Dada a sua intenção de destronar o concorrente iPod da Apple, o Microsoft Zune ainda antes de ter sido lançado já tinha sido apelidado de “iPod Killer”.
A primeira versão do Zune (lançado exclusivamente nos EUA) custa pouco mais de 200 €, tem uma capacidade de armazenamento de 30 Gb de disco, suficiente para guardar até 7500 músicas, 25000 fotografias ou 100 horas de vídeos.
O grande trunfo deste novo leitor é a funcionalidade Zune to Zune, que possibilita a troca de ficheiros entre leitores por meio de um mecanismo wireless. Apesar da Microsoft pretender, futuramente, em outras versões do Zune, limitar a troca de ficheiros só aos utilizadores deste produto, impedindo, desta forma, a possibilidade de sincronizar com computadores ou outros aparelhos que não um leitor multimédia Zune.
Outra das características fortes do Zune é que possui um ecrã de maior dimensão, em comparação ao iPod da Apple, e um sintonizador de rádio. Estas são algumas das especificidades deste leitor, além da marca que terá, sem dúvida, algum peso significativo na escolha dos compradores.
Contudo, o Microsoft Zune perde para o seu concorrente no peso, por ser um pouco mais pesado, e na durabilidade da bateria, uma vez que é inferior à do leitor da Apple.
Querendo, também, a Microsoft concorrer com a Apple relativamente ao conhecido site iTunes, a gigante do Bill Gates lançou simultaneamente ao Zune uma loja on-line, a Zune Marketplace, onde se pode adquirir vários de canções individualmente.
A Apple preparou-se e contra-atacou, assim, no passado mês de Outubro lançou uma nova versão do iPod Shuffle, de 20 Gb, a que se seguiu agora a versão especial do pequeno iPod Nano, em versões de 4 e 8 Gb. A Apple nos cinco anos de vida do iPod, já vendeu 68 milhões de leitores de várias gerações em todo o mundo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home