Microsoft Lança Zune Para Destronar o Popular iPod
A Microsoft lançou nos Estados Unidos o Microsoft Zune, para concorrer com o conhecido iPod da Apple, líder de mercado de leitores multimédia.O Zune vem competir na quinta geração de leitores, que não têm apenas como função ouvir música, mas, também, dá para ver fotografias e vídeos. Este leitor surgiu cinco anos depois do lançamento do primeiro iPod e só chegará à Europa em 2008.
Segundo a Microsoft “a revolução digital está ainda a dar os primeiros passos e tem, por isso, (…) de ajudar a moldar este mercado com novos produtos e serviços”.
Dada a sua intenção de destronar o concorrente iPod da Apple, o Microsoft Zune ainda antes de ter sido lançado já tinha sido apelidado de “iPod Killer”.
A primeira versão do Zune (lançado exclusivamente nos EUA) custa pouco mais de 200 €, tem uma capacidade de armazenamento de 30 Gb de disco, suficiente para guardar até 7500 músicas, 25000 fotografias ou 100 horas de vídeos.
O grande trunfo deste novo leitor é a funcionalidade Zune to Zune, que possibilita a troca de ficheiros entre leitores por meio de um mecanismo wireless. Apesar da Microsoft pretender, futuramente, em outras versões do Zune, limitar a troca de ficheiros só aos utilizadores deste produto, impedindo, desta forma, a possibilidade de sincronizar com computadores ou outros aparelhos que não um leitor multimédia Zune.
Outra das características fortes do Zune é que possui um ecrã de maior dimensão, em comparação ao iPod da Apple, e um sintonizador de rádio. Estas são algumas das especificidades deste leitor, além da marca que terá, sem dúvida, algum peso significativo na escolha dos compradores.
Contudo, o Microsoft Zune perde para o seu concorrente no peso, por ser um pouco mais pesado, e na durabilidade da bateria, uma vez que é inferior à do leitor da Apple.
Querendo, também, a Microsoft concorrer com a Apple relativamente ao conhecido site iTunes, a gigante do Bill Gates lançou simultaneamente ao Zune uma loja on-line, a Zune Marketplace, onde se pode adquirir vários de canções individualmente.
A Apple preparou-se e contra-atacou, assim, no passado mês de Outubro lançou uma nova versão do iPod Shuffle, de 20 Gb, a que se seguiu agora a versão especial do pequeno iPod Nano, em versões de 4 e 8 Gb. A Apple nos cinco anos de vida do iPod, já vendeu 68 milhões de leitores de várias gerações em todo o mundo.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home